Politicas de Sustentabilidade

INSPIRE GROUP

Como uma empresa de viagens que se envolve com diversos stakeholders no turismo, ou seja, consumidores, guias turísticos, agências de viagens, hotéis, empresas de transporte, restaurantes e atrações, o Grupo Inspire entende o seu papel fundamental e a influência no desenvolvimento da sustentabilidade do turismo. Por isso, estamos comprometidos em promover a sustentabilidade. Nosso objetivo é acompanhar, implementar e promover boas práticas de sustentabilidade para maximizar impactos positivos e minimizar impactos negativos no turismo de nossas operações e influenciar nossos clientes e parceiros a fazer o mesmo.

Nossa política de sustentabilidade está dividida em 10 temas. Cada tema consiste em um conjunto de princípios e ações práticas em conformidade.

Gestão da sustentabilidade e conformidade legal

Comprometemo-nos com a gestão da sustentabilidade, praticada por essas seguintes ações:

  • Ter um funcionário nomeado responsável pelas tarefas de coordenador de sustentabilidade;
  • Ter uma declaração de missão de sustentabilidade que seja comunicada aos clientes, parceiros e fornecedores;
  • Ter uma política de sustentabilidade acessível e escrita que visa a redução dos impactos sociais, culturais, econômicos e ambientais negativos das atividades da empresa; e inclui aspectos relacionados à saúde e segurança dos funcionários;
  • Colaborar e participar ativamente de fóruns externos e grupos de trabalho que apoiam a sustentabilidade no turismo;
  • Realizar avaliação básica do desempenho da empresa em práticas sustentáveis;
  • Ter diretrizes de sustentabilidade e sistema de avaliação para identificar o desempenho de sustentabilidade dos principais fornecedores/parceiros;
  • Ter plano de ação de sustentabilidade com metas claras, ações, medidas, responsabilidades e planejamento de tempo;
  • Desenvolver procedimentos documentados para monitorar e avaliar a implementação da política de sustentabilidade, objetivos e metas;
  • Garantir a transparência da empresa na sustentabilidade por meio de relatórios e comunicações públicas;
  • Garantir que todos os funcionários estejam plenamente cientes de nossa Política de Sustentabilidade e estejam comprometidos em implementá-la e melhorá-la.
  • Comprometemo-nos a cumprir todas as legislações, regulamentos e códigos de prática nacionais.

Gestão interna: política social e direitos humanos

Comprometemo-nos com uma gestão interna sustentável, tendo uma política social clara e bem comunicada que inclui os seguintes princípios:

  • Conceder aos empregados a liberdade de trabalho e rescisão contratual;
  •  Incluir condições de trabalho de acordo com a legislação trabalhista nacional e uma descrição do emprego no contrato de trabalho; 
  • A taxa salarial deve ser mencionada no contrato e igual ou acima do salário legal nacional;
  • Determinar e compensar horas extras com base no acordo; 
  • Fornecer seguro médico e seguro de responsabilidade civil de acordo com a legislação nacional; 
  • Conceder aos empregados férias anuais remuneradas, licenças médicas e férias anuais não remuneradas abodanadas; 
  • Ter uma política de saúde e segurança para os funcionários que cumpra as normas legais nacionais; 
  • Ter conjuntos de primeiros socorros e equipe treinada disponíveis em todos os locais relevantes; 
  • Obedecer nacionalmente a idade mínima para admissão no emprego; 
  • Ter procedimentos eficazes documentados para que os funcionários expressem suas queixas e expectativas; 
  • Ter um procedimento disciplinar claro que seja efetivamente comunicado com os funcionários; 
  • Ter um sistema de medição para satisfação dos funcionários regularmente; 
  • Fornecer orientação e treinamentos periódicos aos colaboradores sobre funções, direitos e responsabilidades em questões de saúde e segurança. Isso inclui incêndios e desastres naturais relevantes; 
  • Criar oportunidades para estudantes participarem de programas de treinee/estágio/aprendizagem; 
  • Incentivar oportunidades de emprego para pessoas com necessidades especiais; 

 

Comprometemo-nos a praticar os direitos humanos, garantindo a aplicação das seguintes práticas: 

  • Declarar não dificultar a adesão sindical, as negociações coletivas de trabalho e a representação dos membros pelos sindicatos; 
  • Participar e cumprir uma estrutura de negociação de condições coletivas de trabalho; 
  • Proibir discriminações, no que se refere à recrutamento, condições de emprego, acesso a cargos de nível superior ou promoção, em termos de sexo, raça, idade, deficiência, etnia, religião/crenças ou orientação sexual; 
  • Garantir que todos os colaboradores tenham igual chance e acesso a recursos e oportunidades de desenvolvimento pessoal por meio de treinamento regular, educação.

Gestão interna: meio ambiente e relações com a comunidade

Comprometemo-nos a praticar a proteção ambiental e melhorar as relações com a comunidade, garantindo a aplicação das seguintes práticas: 

  • Reduzir ativamente o uso de bens descartáveis e de consumo; 
  • Favorecer a compra de bens e serviços sustentáveis, material de escritório, brindes e mercadorias; 
  • Comprar produtos a granel, para reduzir a quantidade de materiais de embalagem; 
  • Utilizar máquinas de cópia e impressão por padrão para impressão dupla ou outras formas de modos de economia de papel; 
  • Se disponível localmente, dar preferência na utilização de materiais de limpeza não perigosos, não eutróficos e biodegradáveis e certificados com rótulo ecológico; 
  • Imprimir folhetos em papel ambientalmente amigável, com uma empresa de impressão que trabalha com um sistema de gestão ambiental certificado, se disponível localmente a custos razoáveis; 
  • Implementar medidas para reduzir o desperdício de folhetos ou uma política de “somente internet”; 
  • Ter um compromisso ativo de medir, monitorar e reduzir o consumo de energia; 
  • Calcular e compensar as emissões de CO2 e comparar diferentes períodos; 
  • Comprar energia verde e iluminação eficiente em energia para todas as áreas, quando disponível; 
  • Desligue luzes e equipamentos quando não estiver em uso, use o sistema automático de ligar/desligar com temporizadores ou sensores de movimento e ajuste o equipamento por padrão no modo de economia de energia, onde isso seja viável; 
  • Prefira equipamentos de baixa energia na compra de novos itens, incluindo considerações de custo e qualidade; 
  • Ter uma política ativa para reduzir o consumo de água, implementada e monitorada mensalmente ou anualmente para fins de referência; 
  • Use o fornecimento sustentável de água, que não afeta negativamente os fluxos ambientais; 
  • Instalar equipamentos de economia de água em banheiros, reutilizar águas residuais e/ou coletar água da chuva; 
  • Cumprir a legislação nacional relativa ao descarte de resíduos; 
  • Desenvolver e implementar uma política de redução e reciclagem de resíduos sólidos, com metas quantitativas; 
  • Tomar medidas para reduzir a quantidade de materiais de embalagem e não fornecer materiais de embalagem não recicláveis ou não biodegradáveis; 
  • Tome medidas para reduzir a quantidade de garrafas plásticas (não recarregáveis) de água potável para uso no escritório; 
  • Separar todos os materiais que possam ser reciclados e organizar a coleta e o descarte adequado; 
  • Implementar métodos de redução de resíduos ao usar cartuchos de tinta e toner para impressão e cópia, sempre que possível; 
  • Reciclar ou descartar adequadamente as baterias; 
  • Cumprir a legislação nacional de tratamento de águas residuais, que deve ser reutilizada ou liberada com segurança; 
  • Minimizar e substituir o uso de substâncias nocivas e gerenciar adequadamente o armazenamento, manuseio e descarte de produtos químicos; 
  • Utilizar tintas à base de água e sem chumbo, dentro e fora, quando estiver disponível localmente; 
  • Implementar práticas para minimizar a poluição de seus edifícios (tanto quanto puder ser controlado pela empresa); 
  • Medir e reduzir as viagens relacionadas à equipe e usar modos de transporte mais sustentáveis. Calcular suas emissões, com o objetivo de reduzir e compensar, por meio de um programa confiável localmente disponível; 
  • Incentivar financeiramente os funcionários a utilizar o transporte público ou meios de transporte sustentáveis; 
  • Reduzir os impactos relacionados ao transporte por meio de tele-trabalho, reuniões de tele/vídeo, políticas de trabalho em casa ou outros meios; 
  • Manter e verificar adequadamente os veículos motorizados da empresa, reduzir as emissões e o uso de energia e garantir que eles cumpram as normas legais de emissão; 
  • Fornecer orientação periódica, treinamento e/ou informações a todos os membros da equipe, sobre suas funções e responsabilidades em relação às práticas ambientais internas; 
  • Cumprir as leis e regulamentos de uso da terra, zoneamento e área protegida ou patrimonial; ao planejar, projetar, construir, reformar, operar ou demolir edifícios e infraestrutura da empresa; 
  • Planejamento de base, projeto e construção de novos edifícios ou reformas, sobre práticas e materiais sustentáveis localmente adequados e viáveis; 
  • Contribuir para a proteção e preservação de propriedades e sítios históricos, arqueológicos, culturais e locais espiritualmente importantes, e não impedir o acesso a eles pelos moradores locais;

Agência parceira 

Com base em uma lista de nossas principais agências parceiras, desenvolvemos e implementamos uma política para melhorar a sustentabilidade de sua atuação. Nosso objetivo é tornar o desenvolvimento sustentável concreto para cada parceiro dentro do nosso negócio. Nós nos comprometemos com isso por: 

  • Manter uma lista das práticas de sustentabilidade de acomodações e agentes parceiros; 
  • Dar preferência a organizações que realmente implementam a sustentabilidade em suas política de turismo; 
  • Minimizar a pegada ecológica do escritório viajando principalmente via transporte público, trabalhando o mais sem papel possível, separando resíduos e fazendo uso de papel reciclado certificado; 
  • Prestar atenção aos benefícios locais das comunidades ao selecionar acomodações locais e sua política social para os funcionários; 
  • Sensibilizar os principais parceiros para o consumo sustentável, organizando campanhas e treinamentos (online); 
  • Conscientizar os principais parceiros sobre as normas travelife e turísticas nacionais; 
  • Ter um contrato de cooperação, incluindo um anexo do código de conduta nacional para os parceiros locais, para incentivar suas práticas em relação à sustentabilidade; 
  • Avaliar as práticas de sustentabilidade regularmente de nossos principais parceiros para garantir que suas práticas sejam verdadeiramente sustentáveis; 
  • Informar os principais parceiros sobre a política de sustentabilidade das empresas de viagens e que eles devem cumpri-la e / ou comunicá-la aos clientes finais quando relevante; 
  • Incluir cláusulas chave de sustentabilidade em contratos com parceiros de entrada/receptivos; 
  • Motivar parceiros de receptivos a participar em treinamentos de sustentabilidade para empresas de viagens; 
  • Ter um contrato escrito com agências parceiras; 
  • Incluir cláusulas nos contratos de parceria que permitem que os parceiros de contrato encerrem o acordo contratual prematuramente se a empresa parceira não tomar medidas para impedir a exploração sexual de crianças na cadeia de suprimentos direta; 
  • Garantir que as empresas parceiras cumpram todas as leis nacionais relevantes que protegem os direitos dos empregados. 

Transporte 

Tentamos garantir que os veículos usados em passeios não causem mais do que a poluição média. Acreditamos que o transporte é um aspecto importante do turismo sustentável, e fazemos o possível para diminuir o nível médio de poluição. Nós nos comprometemos com isso por: 

  • Selecionar as opções mais sustentáveis considerando preço e conforto ao selecionar opções de transporte para o destino; 
  • Dar preferência ao transporte sustentável (público) até o ponto de partida para a viagem internacional/de longa distância; 
  • Considerar e dar preferência à alternativas mais sustentáveis ao selecionar opções de transporte para traslados e excursões no destino, levando em conta o preço, o conforto e as considerações práticas; 
  • Integrar e/ou promover um ou mais produtos/pacotes de férias sustentáveis com base em uma metodologia reconhecida, incluindo transporte sustentável, acomodações sustentáveis e atividades sustentáveis.

Acomodações

Tentamos alcançar uma cadeia de suprimentos turística totalmente sustentável. As acomodações de parceiros desempenham um papel importante na realização disso, e são estimuladas e motivadas a adaptar práticas sustentáveis. Nós nos comprometemos com isso por: 

  • Selecionar acomodações que cumpram com os padrões de sustentabilidade e qualidade; 
  • Motivar e incentivar acomodações de parceiros a se tornarem certificados de forma sustentável; 
  • Preferir e selecionar acomodações pertencentes e gerenciadas localmente; 
  • Selecionar acomodações que empregam comunidades locais; 
  • Ter acomodações que fornecem evidências esclarecendo suas metas e estratégias de sustentabilidade; 
  • Ter acomodações assinando um adendo de sustentabilidade; 
  • Incentivar acomodações à seguir as melhores práticas/treinamentos sobre turismo responsável; 
  • Incentivar acomodações a preencher o questionário de sustentabilidade para obter insights sobre suas práticas; 
  • Comunicar de forma clara e ativa nossos objetivos e requisitos de sustentabilidade em relação às acomodações contratadas e outras acomodações relevantes; 
  • Dar preferência às acomodações que trabalham com certificação reconhecida internacionalmente (por exemplo, reconhecida pela GSTC e/ou Travelife); 
  • Incluir cláusulas de sustentabilidade padrão em todos os contratos com fornecedores de alojamento que se concentram no trabalho infantil, anticorrupção e suborno, gestão de resíduos e proteção da biodiversidade; 
  • Oferecer incentivos a acomodações que estejam ativamente engajadas na sustentabilidade; 
  • Garantir que, através de nossa cadeia de suprimentos de acomodação, os direitos das crianças sejam respeitados e protegidos por: 
  • Ter uma cláusula em contratos em toda a cadeia de valor declarando uma política comum de repúdio e tolerância zero à exploração sexual de crianças;
  • Ter uma cláusula dedicada a esse aspecto em seu contrato que permite à empresa de viagens encerrar o contrato prematuramente se o fornecedor de acomodação não tomar medidas adequadas para prevenir a exploração sexual de crianças;
  • Capacitação de funcionários em direitos infantis, prevenção da exploração sexual e como denunciar casos suspeitos; 
  • Apoiar, colaborar e engajar as partes interessadas na prevenção da exploração sexual de crianças; 
  • Trabalhar com acomodações e restaurantes que incorporem elementos de arte local, arquitetura ou patrimônio cultural; respeitando os direitos de propriedade intelectual das comunidades locais; 
  • Interromper a cooperação com acomodações em caso de evidência clara de que as acomodações contratadas comprometem o fornecimento integral de serviços básicos como alimentos, água, energia, saúde ou solo para as empresas vizinhas. 

Excursões e atividades 

Valorizamos um bem-estar animal e comunitário extremamente elevado e que visa passeios que só deixam uma pequena pegada. Estamos salvaguardando a autenticidade das comunidades e do meio ambiente natural, e somos fortemente contra prejudicar a vida selvagem e poluir o meio ambiente. Nós nos comprometemos com isso por: 

  • Ter um portfólio de excursões ambiental ou culturalmente sensíveis que são oferecidas em cada destino; 
  • Aconselhar os hóspedes sobre padrões de comportamento durante excursões e atividades com foco no respeito à cultura, natureza e meio ambiente locais; 
  • Comunicar nossos objetivos e requisitos de sustentabilidade aos provedores de excursão contratados e outros relevantes, distribuindo essas informações através do código de condutas, agentes representativos, mídias sociais, e-mail, discussões e/ou reuniões, para minimizar o impacto negativo dos visitantes e maximizar o prazer;
  • Não oferecer excursões que prejudiquem humanos, animais, plantas, recursos naturais como água e energia, ou que sejam social e culturalmente inaceitáveis; 
  • Não oferecer excursões em que a vida selvagem seja mantida em cativeiro, exceto por atividades devidamente regulamentadas em conformidade com o direito local, nacional e internacional; 
  • Não estar envolvido com empresas que colhem, consomem, exibem, vendem ou comercializam espécies de animais selvagens, a menos que faça parte de uma atividade regulamentada que garanta que sua utilização seja sustentável e em conformidade com o direito local, nacional e internacional; 
  • Ter guias qualificados e/ou certificados para orientar nossos hóspedes em locais culturais sensíveis, patrimônios ou destinos ecologicamente sensíveis; 
  • Promover e aconselhar nossos hóspedes em excursões e atividades que envolvam e apoiem diretamente as comunidades locais, comprando serviços ou bens, artesanato tradicional e métodos locais de produção (alimentos) ou visitando projetos sociais; x Promover e aconselhar nossos hóspedes em excursões e atividades que apoiem o meio ambiente local e a biodiversidade, como visitar áreas protegidas ou projetos de proteção ambiental. 

Líderes turísticos, representantes locais e guias

Nosso objetivo é envolver o maior número possível de moradores, empregando-os no ramo do turismo. Defendemos um ambiente de trabalho justo e seguro que apoie e respeite as comunidades locais. Nós nos comprometemos com isso por: 

  • Preferir trabalhar com líderes turísticos locais, representantes locais, guias turísticos locais, porteiros, motoristas, cozinheiros e outros funcionários locais em caso de igualdade de habilidades, e fornecer treinamento conforme necessário; 
  • Assegurar que nossos parceiros locais cumpram todas as leis e regulamentos internacionais, nacionais e locais aplicáveis, normas mínimas do setor e quaisquer outros requisitos estatutários relevantes, quaisquer requisitos que sejam mais rigorosos através de um alvará de funcionamento; 
  • Oferecer um módulo especial de viagem sustentável no programa de treinamentos para guias turísticos locais e anfitriões, no qual os principais aspectos do turismo responsável são trazidos à atenção seguido do papel esperado pelos colaboradores. Este módulo também incluirá conhecimentos sobre o destino e seus aspectos relevantes de sustentabilidade; 
  • Ter nossos líderes, representantes locais e guias informando os clientes sobre assuntos relevantes de sustentabilidade no destino (por exemplo, proteção da flora, fauna e patrimônio cultural, uso de recursos), normas e valores sociais (por exemplo, dicas, código de vestir e fotografia) e direitos humanos (por exemplo, exploração sexual).

 Destino 

Nosso objetivo é maximizar os impactos positivos e minimizar os impactos negativos no destino para garantir o desenvolvimento sustentável dos locais em que atuamos. Nós nos comprometemos com isso por: 

  • Considerar aspectos de sustentabilidade no processo de seleção de novos destinos e possivelmente oferecer destinos alternativos e não convencionais; 
  • Não selecionar destinos em que o turismo leve a efeitos locais negativos estruturais, (a menos que o envolvimento da empresa resulte em efeitos claros de contra-equilíbrio); 
  • Considerar a seleção de novos destinos, que são alcançáveis por meios de transporte mais sustentáveis; 
  • Cumprir com o planejamento espacial legalmente baseado, áreas protegidas e regulamentos patrimoniais. Também com estratégias de gestão de destinos de autoridades locais, regionais e nacionais; 
  • Apoiar iniciativas que melhorem as relações entre acomodações e produtores locais; 
  • Influenciar e apoiar o governo local (quando possível, juntamente com outras empresas de viagens e stakeholders) no que se refere à sustentabilidade, planejamento e gestão de destinos, uso de recursos naturais e questões socioculturais; 
  • Apoiar a conservação da biodiversidade, incluindo áreas protegidas e áreas de alta biodiversidade, por meio de contribuição financeira, apoio político e integração nas ofertas de produtos; 
  • Não promover lembranças que contenham espécies ameaçadas de flora e fauna, como indicado no tratado CITES e na “Lista Vermelha” da IUCN; ou artefatos históricos e arqueológicos (exceto conforme permitido por lei). 

Comunicação e proteção ao cliente 

O bem-estar e a informação dos clientes são muito importantes para nós. No Grupo Inspire, garantimos comunicação clara e constante e alta proteção aos nossos clientes. Antes da reserva, nos comprometemos com isso por: 

  • Disponibilizar uma FAQ no site da empresa para consulta e orientação ao cliente; 
  • Garantir que a privacidade do cliente não seja comprometida; 
  • Cumprir as normas relevantes e os códigos de conduta voluntários em mensagens de marketing e publicidade, e não prometer mais do que é entregue; 
  • Tornar claras as informações de produtos e preços, completas e precisas, no que diz respeito à empresa e seus produtos e serviços, incluindo reivindicações de sustentabilidade; 
  • Fornecer informações de destino, incluindo aspectos de sustentabilidade, que são factualmente corretos, equilibrados e completos; 
  • Informar os clientes sobre o impacto ambiental de diferentes opções de transporte para chegar ao destino (caso não estejam incluídos no pacote) e oferecer alternativas sustentáveis, quando disponíveis; 
  • Oferecer acomodações sustentáveis, excursões, pacotes e/ou opções de transporte, com logotipos ou outras mensagens; assegurando que sejam reconhecíveis ao consumidor e apresentados como a opção “melhor”; 
  • Informar o cliente sobre alternativas sustentáveis relativas a acomodações, excursões, pacotes de férias e opções de transporte, se disponível; 
  • Informar claramente (em potencial) clientes diretos sobre compromissos e ações de sustentabilidade; 

 

Depois da reserva e durante as férias, nos comprometemos com isso por: 

  • Fornecer Informações aos consumidores sobre o ambiente natural, a cultura local e o patrimônio cultural no destino das férias; 
  • Informar os consumidores sobre os principais aspectos e questões de sustentabilidade no destino e receber recomendações sobre como fazer uma contribuição positiva; 
  • Informar os clientes sobre riscos e precauções relacionadas a questões de saúde e segurança no destino; 
  • Manter uma pessoa de contato e um número de telefone permanentemente disponível para situações de emergência; 
  • Treinar pessoal e manter as orientações disponíveis, sobre como lidar com situações de emergência; 
  • Fornecer aos clientes diretrizes e/ou códigos de conduta documentados para excursões e atividades sensíveis, para minimizar o impacto negativo dos visitantes e maximizar o prazer. Quando possível, as diretrizes são desenvolvidas em colaboração com ongs relevantes e com a comunidade afetada; 
  • Fornecer aos clientes informações sobre formas comerciais, sexuais ou qualquer outra forma de exploração e assédio, principalmente de crianças e adolescentes; 
  • Informar os clientes sobre a legislação aplicável relativa à compra, venda, importação e exportação de artefatos e artigos históricos ou religiosos contendo materiais de flora e/ou fauna ameaçadas no destino; 
  • Motivar os clientes a usar restaurantes e lojas locais (quando apropriado); 
  • Informar os clientes sobre opções de transporte sustentável nos destinos, quando possível; 
  • Incentivar os clientes a doar para instituições de caridade locais e iniciativas sustentáveis; 

 

Depois das férias, nos comprometemos com isso por: 

  • Medir sistematicamente a satisfação do cliente e levar em conta os resultados, para melhorias de serviços e produtos; 
  • Incluir a sustentabilidade como parte integrante da pesquisa sobre a satisfação do cliente; 
  • Ter procedimentos claros em caso de reclamações de clientes. 

 

Esta Política de Sustentabilidade entra em vigência na data de sua publicação em rede de comunicação interna do Grupo Inspire e, sempre que necessário ou desejável, será revisada quanto ao seu conteúdo.